quarta-feira, 30 de setembro de 2009

mega post: madonna faz 50 anos hoje


via Papel Pop de phelipe em 16/08/08

madonna50anos.jpg

Mais uma vez, ela está por todos os cantos. Todos os jornais que abro, sites que leio, revistas, televisões no metrô, ônibus, rádio, televisão, só vejo falarem disso. Vieram me perguntar se eu ia fazer alguma homenagem ou especial no Papel Pop. Como? Não saberia nem por onde começar. É a Madonna, porra!

Vocês sabem que ela é presença constante aqui no blog e, quem me conhece bem, sabe o quanto eu sou apaixonado por ela. Seria missão (quase) impossível e muito trabalhosa falar o quanto ela é importante na música, o que ela conquistou, blá blá blá.

Então nada melhor que falar do que está acontecendo agora. A última coisa que não sai da minha cabeça é o livro que o irmão dela escreveu e que eu acabo de ler. Ninguém melhor pra falar (e fofocar) da própria irmã do que ele.

irmao2.jpg

"Life With My Sister Madonna" é o relato mais sincero e honesto da trajetória da cantora sob os olhos do coadjuvante mais importante da vida dela: o irmão Christopher Ciccone.

Ele vivenciou todas as conquistas da popstar, passou por todos os perrengues ao lado dela, limpou a sujeira que ela cagou pelo caminho, enxugou (literalmente) o suor das tetas dela quando arranjou um emprego humilhante (segundo ele) de "dresser" nas turnês da irmã e hoje resolveu contar toda essa história contra a vontade da popstar.

Quem gosta da Madonna vai adorar ler

Christopher descreve momentos de arrepiar que ele passou ao lado da irmã durante os shows mundo afora, nas boates, nas festas mais badaladas, encontros inusitados com celebridades e artistas como Cher, Basquiat, Andy Wahrol, Bukowski, Demi Moore, Donatella Versace, Gwyneth Paltrow e não deixa de falar detalhadamente sobre todos os amores da popstar. São muitas partes engraçadas e marcantes.

Eu separei as melhores partes para vocês:

nocolegio.jpg

1 - A primeira apresentação que Madonna fez na vida

Foi no colégio, ainda pequena, e já foi um escândalo. Christopher conta que foi tipo aquela apresentação do filme "Little Miss Sunshine". Madonna aparece vestida com um maiô roxo fluorescente (foto acima) e deixa os familiares e a platéia chocada com a performance sexy ao lado de uma amiga, que fica totalmente ofuscada ao lado de Madonna no palco.

No dia seguinte, Christopher escutava no colégio: "Your sister is a slut!" Ele escreve: "Aquela noite de show de talentos marca o nascimento do meu fascínio pela minha irmã Madonna. A partir daquela noite, eu descubro que ela não é como os outros; é profundamente diferente. Tempos depois, eu descubro que eu também sou".

madonnavma84.jpg

2 - Encontro com a Cher na festa da MTV

Na memorável apresentação da VMA em 1984, em que ela canta "Like a Virgin" saindo de um bolo de casamento, Christopher está no backstage ajudando Madonna a se vestir e repara que uma mulher de cabelão preto escondida por um chapéu de couro que cobre o rosto não tira o olho da irmã dele, observando cada detalhe daquele figurino extravagante de noiva punk.

"Cher, esse é o meu irmão, Christopher", diz Madonna. "Era ela mesmo! Eu achei estranho ela ter ficado tanto tempo sentada observando minha irmã", escreveu Christopher sobre a cantora.

madonna_sean_penn.jpg

3 - O casamento desastroso de Madonna com Sean Penn

Segundo Christopher, durante a cerimônia, o ator fica irritado com os helicópteros cheios de paparazzi que começam a sobrevoar e atrapalhar a festa e resolve pegar uma arma e começar a atirar para ver se acertava um fotógrafo.

O casamento se transforma num circo. Anos depois, o irmão viveria ao lado de Madonna um momento mais dramático ao livrar a irmã de um quarto de hotel na China para que ela não levasse porrada do Sean Penn durante uma das inúmeras brigas do casal.

nuartistico.jpg

4 - As primeiras fotos nuas

Depois daquelas fotos horrorosas da Madonna pelada com a xavasca e o suvaco bem cabeludo saem na Playboy (não quis censurar com tarja - hoje é aniversário dela!), Madonna não fica chocada e nem se preocupa com a família, que é super conversavadora e católica.

O irmão escreve no livro: "Agora ela não tem mais nada a perder. Nada mais para esconder. Afinal, a privacidade dela foi invadida totalmente. A partir daquele momento, será ela que irá invadir a própria privacidade. A partir daquele momento, ela está livre para ser escandalosa o quanto ela quiser. E ela será".

madonanlikeaprayer.jpg

5 - Anos depois, vem a polêmica do vídeo de "Like a Prayer"

O clipe é cancelado e censurado, Madonna vai desabafar com o irmão. "Você acredita que eles não querem exibir meu vídeo?". Christopher tenta explicar o porquê: "Bem, você tem crucifixos pegando fogo, você finge que tem stigmata no clipe e ainda beija um santo negro. Você não achou que isso seria um problema?".

Madonna responde: "Mas eu não entendo! Por quê?" O autor do livro comenta logo em seguida: "Ela realmente não tem idéia que aquilo que ela fez é totalmente chocante porque ela simplesmente não fez aquilo para chocar. Ela não está chateada porque o anúncio da Pepsi em que o videoclipe é exibido foi cancelado - mesmo assim porque a Pepsi já pagou os 5 milhões de dólares por ele - mas está realmente surpresa com o cancelamento.

camacommadonna1.jpg

6 - "Na Cama com Madonna" foi a primeira grande briga entre Christopher e Madonna

Segundo o irmão, a maioria das cenas do "documentário" é armação. Sabe aquela cena em que Madonna está comendo sopa com uma toca e liga para o pai dela dizendo que ela está há anos sem falar com ele e quer saber se ele tá a fim de ir ver o show dela? Tudo mentira. Ela não fala com ele naquela hora. Ela nunca deixou de falar com o pai. E ela nunca falaria com o pai dela daquele jeito, segundo Christopher.

camacommadonna2.jpg

Na cena em que ela vai visitar a mãe no cemitério, outra polêmica. Ela chama o irmão para ir com ela. Os dois vão juntos num carro e outro carro vem atrás (que ele acreditava ser a comitiva da cantora). Quando os dois acham o túmulo da mãe, a equipe de cinegrafistas saíram do carro e começaram a filmar os dois. Christopher sai dali assustado:

- O que eles estão fazendo aqui, Madonna? - meu coração começa a bater forte. Eu estou furioso.
- Ah! Você não sabia? Eles vão filmar!
- Você ficou louca, Madonna?
- Por favor, Christopher! Fica!

"Eu fico com dor no estômago. (…) Eu tenho vontade de pegar a câmera do cinegrafista e jogar na cabeça da Madonna. (…) Naquela noite, eu não consigo dormir. Minha irmã usou o túmulo da minha mãe como locação do filme dela, a morte da minha mãe como ímpeto da performance dela. Aquilo me assustou profundamente. (…) Eu fico com medo porque percebo que agora ela não tem mais limites. Todo mundo e tudo vale a pena para chamar atenção, alimentar a carreira dela - até a nossa mãe falecida"

donatella.jpg

7 - O funeral de Gianne Versace na casa de Donatella

A irmã do estilista, que acaba de morrer, está deprimida e começa a cheirar com Courtney Love e Christopher logo após o funeral. Madonna vai embora porque não suportava nada daquilo. O clima é de baixo astral e Donatella fica pedindo pra Christopher tocar "Candle in the Wind" várias vezes. A música acaba e ela grita: "Again!". A música termina e ela grita: "Play it again!".

Courtney Love começa a contar a quantidade de linhas que ela cheira na noite: "Já foram 8, agora 9, agora 10… Meu Deus… 11, 12, 13!". Christopher começa a ficar com medo das duas e vai embora pra casa.

spicegirls.jpg

8 - Madonna vai ao show das Spice Girls

As cantoras britânicas estão se apresentando. Madonna entra no estádio, senta para ver o show acompanhada da filha Lola e do irmão Christopher e o povo começa a gritar. No intervalo, eles vão ao camarim e encontram todas elas comendo hot dog.

Madonna fica desesperada ao ver a cena: "O que vocês estão fazendo? Como vocês podem comer hot dog e cebolas no meio do show e depois sair pra cantar e dançar?". As meninas Spice dizem que elas não se importam muito com isso. Quando o show recomeça, Madonna comenta com o irmão: "Elas não dançam e nem cantam mesmo. Agora dá pra entender por que elas comem cachorro-quente entre as músicas!".

guy.jpg

9 - O casamento com Guy Ritchie

A celebração acontece durante cinco dias num castelo da Escócia. Stella McCartney, Gwyneth, Madonna e as todas as amigas delas estão lá. Os amigos machões e homofóbicos de Guy Ritchie também. Christopher vai pra lá, ganha o pior cômodo do castelo e percebe que as atividades dos dias de festividade são divididas em grupos de meninas e meninos.

Os caras vão prum lado, pegam suas espingardas e vão matar pássaros na floresta e as meninas vão pra outro tricotar, confabular e fazer não-sei-o-quê. Ele, que é gay e não vai se encaixar em nenhuma dessas turmas, fica no quarto dele entediado.

Depois de muitas piadas gays de Guy e os amigos dele, Christopher diz que está sentindo vontade de ir embora. Sting e a esposa dele, Trudie Styler, dizem pra ele que também não estão gostando nada das brincadeis homofóbicas dos amigos de Guy. Durante um jantar, Madonna pede para que o irmão faça o brinde. Ele se recusa. Ela o obriga.

Então ele se levanta e, com o copo erguido, brinda: "Gostaria de brindar esse momento precioso que só acontece duas vezes na vida de uma pessoa. E se alguém quiser fuder com o Guy mais tarde, ele estará no meu quarto hoje à noite". Todos riem sem parar na mesa. Guy fica mudo e Madonna finge que não entendeu a piada.

madonnagays.jpg

10 - Madonna começa a se afastar dos gays da vida dela

Christopher fica longe da irmã por causa de Guy. O ator (e amigo) Rupert Everett também. Por causa de Guy, Madonna está mudada e não anda mais com gays. Na última turnê dela, "Confessions Tour", o irmão vai visitá-la em uma das festas que eles sempre davam após o show e estranha que ninguém está dançando.

Antigamente, todas as bichas se acabavam com Madonna e era super divertido. "Que estranho! Madonna, você não tem nenhum dançarino gay dessa vez!" Ela pensa por um segundo e responde: "É verdade. Não é estranho?". "A pergunta dela é retórica", escreve Christopher.

chris23434.jpg

11 - Madonna começa a abandonar o irmão por causa do vício dele nas drogas

Christopher, que é designer de interiores, sempre ganhou uma grana decorando todas as casas da irmã. "Eu percebo que ela está deixando de me contratar porque ela acredita que eu tenho problemas com drogas. As drogas nunca influenciaram meu trabalho. Mesmo que Madonna tenha tomado ecstasy e fumado maconha muito tempo atrás, ela não tolera qualquer pessoa que use drogas, em particular, a cocaína. Não há meio termo pra ela. Madonna vê tudo preto no branco. Ou você usa drogas ou não usa."

No final do livro, Madonna insiste para que ele vá para rehab. O médico que o trata na clínica diz que Christopher não tem problemas com drogas. Madonnna chama o médico de incompetente. A clínica sugere que ele faça terapia. Madonna paga a psicóloga mais foda de Los Angeles e a mulher tem que mandar um relatório para ela sobre como está sendo o tratamento do irmão.

Na maioria dos e-mails, Madonna responde que a psicóloga é louca, não é profissional e não sabe nada do que está falando sobre o irmão dela. Resultado: o grande problema de Christopher é a irmã. Ela vai ter que aprender a lidar com ela. Vai ter que aprender a sair da sombra dela, a lidar com a vida controladora que ela leva e que acaba afetando todos em volta dela e aprender a reconhecer as fraquezas e os pontos fortes dele. Foi a terapia que o ajudou a escrever esse livro.

madonnaandchris.jpg

12 - O livro não derrama nenhum sangue sobre Madonna

Christopher adora a irmã e vice-versa. A impressão que fica é que ele está magoado e chateado porque foi deixado de lado e porque a irmã sempre colocou a carreira profissional na frente da família, na frente dele e de todo mundo. Christopher tinha a irmã como grande companheira e agora ela tem uma família e um marido que não vai muito com a cara dele (diferentemente de Sean Peen, Warren Beaty e os outros namorados dela, que amavam Christopher).

No final do livro, ele escreve:

"Olhando para trás durante nossos anos trabalhando juntos, estando juntos, parece que - após a complicada natureza da nossa infância - nós criamos um pequeno mundo para nós dois e adoramos viver nele. Era seguro, protegido, intensamente criativo. (…) No meu coração, na minha mente e na minha alma, Madonna e eu continuamos inseparáveis. Nós estamos para sempre unidos pelo sangue e pela incrível aventura que é a nossa vida."

Não é que eu acabei fazendo um "especial"? Aposto que a gente ainda vai ter muita história da Madonna pra contar.

Quer a última sobre a turnê "Sticky & Sweet"? Alguém gravou de forma amadora as músicas do ensaio. "Vogue" está alucinante. "Into the Groove" também. Baixa aqui!